Tradutor Translate

Total de visualizações de página

9,276

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Ensino da Arte na minha História

Analisando meu aprendizado no campo da linguagem artística no ensino fundamental.
Quando eu estudava no ensino fundamental  há 47 anos atrás, estudava Arte. A professora era  muito paciente  e criativa. Ela dizia o tema e deixava que nós criássemos a Arte. Nesse período havia na grade das disciplinas  OSPB e Educação Moral e Cívica.
Aproveitava a produção  artística a criatividade para fazer os trabalhos dessas disciplinas.


Essa experiência nesse campo mobilizou o desenvolvimento do meu processo criador.
Foi um período maravilhoso, aprendi muito; conquistei um espaço interior que despertou em mim um talento para criação de muitas aptidões artística. 
Hoje gosto de animações, jogos de vídeo game, crochê, bordado, fotografia, costura,  desenho artístico, pintura em tela e produção  de vídeo.
Mas só fui descobrir esse talento depois de me inscrever na Faetec -Quintino , para fazer curso de Desenho artístico, e Pintura em Tela.
A desenvoltura que tinha com os pincéis e tintas me surpreendeu. Conheci uma Artísta inovadora com excelente talento.
 Laura Mendes. Seu jeito simples de mostrar a arte para a turma me incentivou muito. Faetec –Quintino.
Cursando desenho artístico, também foi outra surpresa. A professora Lilia também maravilhosa para ensinar os traços básicos no desenho, textura, tonalidade, expressão  etc. Faetec –Quintino.
Em Santa Cruz na Faetec conheci o Professor João expert em bordados e customização. Pessoa simples também e criativa, incentivadora.
Professora de Introdução Word. Faetec-Santa Cruz também dotada de paciência simplicidade e sabedoria também.
Existem muitos sonhos em nossa vida que ás vezes achamos impossíveis realizar.As pessoas que são importantes no que se refere a aprendizado, incentivo, na nossa vida devem estar presentes em nossa formatura, pessoas que estiveram presentes em nossas vidas para dar aquele empurrãozinho no momento que mais precisamos.


Justificando a resposta a partir do estudo 1,2,3.
Segundo Vygotisky :
“Os processos mentais de dissociação, associação e combinação de imagens são descritos por Vygotsky como fundamentais no processo de criação, que envolve a imaginação e a fantasia, tanto no campo da Ciência como na Arte”.
Esse processo de criação envolve a vivência do indivíduo. Seu  meio social, ambiente familiar, profissional etc.
Gostei do aprendizado das aulas 1 a 3.

Resumo:
Descobri que a matemática é uma arte .
Eu encontro dificuldades no Raciocínio Lógico, inventei de fazer um joguinho de vídeo game , o que encontrei uma linguagem  Visual basic, Java, C++. Tudo lógica, matemática , linguagem de programação. Que após conclusão  do jogo apreciamos o resultado  magnífico  som imagens, ações, funções etc. A Arte presente no Raciocínio lógico, transformando as  imagens em movimento e ações. Pretendo estudar mais Programação quando tiver tempo.

“A arte vai além das definições pré- estabelecidas, dos traços, cor, movimento, tonalidade, textura, expressão, aspecto artístico ou estético de expressão. Porque o ser humano desconhece a capacidade que tem para produção artística .

Se ele usa-se 10%  do seu tempo para dedicar-se a qualquer produção artística ficaria surpreso com o seu  talento oculto”. Silvania Maria

 Turma do Curso de Pintura em Tela - FAETEC  - Quintino
Ao meu lado  - Professora Laura Mendes

As Pinturas abaixo, criei com orientação artística 
de Laura Mendes



SAMURAI - 2015





Formatura Faetec Santa Cruz.




DESENHO ARTÍSTICO

Em Bangu tive a oportunidade de fazer curso de desenho 
Artístico no Centro Espírita com professor Marcos.
Os Desenhos abaixo ele me ensinou a dar suavidade
e cor nos traços.






PRODUÇÃO INDEPENDENTE SEM ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES.




DIREITO AUTORAL DO BLOG: http://santaritadejacutingamg-cidaded.blogspot.com.br/2013/08/blog-post.html
 .



 AS IMAGENS ABAIXO - DIREITO AUTORAL RESERVADO DO BLOG:
http://chuvamarelagrimasgifs.blogspot.com.br/

.

 .

 .


DESENHOS INFANTIS




quarta-feira, 25 de maio de 2016

Jogo de Palavras - Grau do Substantivo Diminutivo


Material necessário para elaboração do Jogo

FAIXA ETÁRIA: 7 A 10 ANOS

- 1 Folha de Cartolina ( papel cartão ) medida 50X50 cm.
- 1 Folha EVA Azul ou Laranja.
- Canetinhas.
- Régua
- Papel cartão  15X15 cm.

Como Montar o Jogo:
Colar o EVA azul ou laranja na cartolina.
Fazer risco no formato de w, z, n etc. bem grande.
- traçar  entrelinhas para escrever as palavras objetos.
- Escrever no papel cartão todos os objetos enumerados
( Deixar espaço ao lado fazer uma linha ___________________)
Escrever numa folha de papel branco ou amarela o nome dos objetos. ( que faça contraste com a cor escolhida)


                                                        Como Jogar

Colocar o tabuleiro no meio da mesa
Joga  dois participantes.
Cada participante recebe um cartão enumerado com a quantidade
de figuras que estão no tabuleiro. 1 dado
1 lápis
  1 borracha.
  Um dos participantes tira par ou ímpar para ver quem irá começar o jogo.
 O participante sorteado irá jogar o dado.
 Exemplo:
  Número 6 – BOTÃO
  Depois é a vez do outro participante.
  E assim sucessivamente até chegar ao final da Trilha.

Ganhador do jogo:
- Quem acerta mais quantidade de palavras.
O participante que corrige com auxílio de Dicionário ou pesquisa na internet.

                                       
Finalidade do Jogo

Grau do substantivo aumentativo e diminutivo

Mostrar aos alunos como expressar objetos pequenos ou grandes e compreender as expressões como : ventilador pequeninho, tristeza imensa etc.
- Perceber  o  reconhecimento  e  uso da língua.
 - Trabalhar com os mecanismos linguísticos para formação do diminutivo e aumentativo.
 - Analisar expressões afetivas (seu significado) do aumentativo e diminutivo.   
 - Tarefa para Ensino Fundamental  com grande abrangência em vários graus,   
 podendo ser trabalhado de várias maneiras.
 - Geralmente os alunos tem uma boa aceitação e compreensão .

Autora: Silvania Maria Ramos mendes



domingo, 22 de maio de 2016

O QUE É APRENDER MATEMÁTICA?



O estudo da matemática, vai além de um simples cálculo. Quanto enriquecimento através dos cálculos na nossa vida.

Primeiro:
Auxilia na concentração e rapidez do raciocínio, criando irradiações para enriquecer a desenvoltura em outras matérias.

Segundo:
Desenvolve o raciocínio:
A matemática é um estudo propulsor para desenvolvimento do raciocínio; porque  o aluno lidando com cálculos e números  provoca estímulo para rapidez e exatidão, em outros afazeres de seu dia a dia.

Terceiro:
Propulsiona Desafios:
Para os jovens a matemática  proporciona a enriquecimento na resolução nas questões, provocando  e incentivo a exercer desafios para chegar na meta ( resultado final). Seja em questões sugeridas, cálculos, vestibulares, concursos etc.
O desafio de competir  auxilia no desenvolvimento e amadurecimento dos jovens.

Quarto:
Proficiente na nossa vida cotidiana:
Se formos parar para pensar, utilizamos a matemática em nosso dia a dia, nos mercados calculando preços, conferindo troco,  na preparação de alimentos com medidas precisas (sabemos que a quantidade interfere na qualidade final, no que se refere ao sabor dos alimentos ).

Quinto:
Disciplina cooperadora  ( Link).
Ela faz um link ( abertura de uma página ) A matemática tem a capacidade colaborar  auxiliando na desenvoltura de outras disciplinas, no que se refere a concentração , raciocínio, rapidez, memorização etc.

Sexto:
Estimulante e Incentivadora do raciocínio:
Incentiva o aluno a beneficiar-se do raciocínio rápido, promovendo assim a auto-confiança. Prestigiando e enriquecendo  o conhecimento matemático.
O aluno esforça-se a progredir cada vez mais , melhorando nas pesquisas e incrementando junto aos colegas.

 .

O PAPEL DA TABUADA,  FATOS BÁSICOS

A tabuada auxilia na precisão e rapidez .
- Domínio nas técnicas de cálculos.
- Auxilia na compreensão  das questões a serem resolvidas.

A tabuada não deve ser memorizada, mas compreendida, para que os alunos possam dominar a operações, cálculos, e questões de raciocínio.
                                         

Atividade Prática

JOGO DAS 4 OPERAÇÕES MATEMÁTICA:
Direito autoral Reservado
Elaborado por: Silvania Maria Ramos Mendes

Material Utilizado:

Folhas de cartolinas coloridas/papéis cartão colorido
 Molde do cartão:
Confeccionar um quadrado 10X10 cm.
Traçar linhas iguais dividir em 4  colunas
Modelo          
- Canetas hidrocor colorida.
-Folhas  de Papel ofício branca
- Lápis, borracha.
- Confeccionar 120 cartões.

Como jogar:

Dividir a turma em dois grupos

Entregar  4 cartões para cada aluno.
Fazer sorteio.
E iniciar o jogo.
É  VENCEDOR O GRUPO  QUEM TERMINAR PRIMEIRO E  ACERTAR MAIS  CONTINHAS.
( Detalhe a correção é feita pelos alunos).

Grau de dificuldade:
- Vai depender dos  números que o professor colocar nos cartões
- O professor deverá  ter impresso o resultado de todas as combinações do cálculo matemático.

Objetivo:
        - Prestigiar e enriquecer o conhecimento da matemática.
- Conduzir elevar a auto- estima do competidor, esforçando-se cada vez mais  nos cálculos matemáticos.
 - Desenvolver a confiança nos cálculos  incentivar o aluno a beneficiar-se da rapidez e desenvoltura do raciocínio.

Modelo de 1 cartão