domingo, 22 de maio de 2016

O QUE É APRENDER MATEMÁTICA?



O estudo da matemática, vai além de um simples cálculo. Quanto enriquecimento através dos cálculos na nossa vida.

Primeiro:
Auxilia na concentração e rapidez do raciocínio, criando irradiações para enriquecer a desenvoltura em outras matérias.

Segundo:
Desenvolve o raciocínio:
A matemática é um estudo propulsor para desenvolvimento do raciocínio; porque  o aluno lidando com cálculos e números  provoca estímulo para rapidez e exatidão, em outros afazeres de seu dia a dia.

Terceiro:
Propulsiona Desafios:
Para os jovens a matemática  proporciona a enriquecimento na resolução nas questões, provocando  e incentivo a exercer desafios para chegar na meta ( resultado final). Seja em questões sugeridas, cálculos, vestibulares, concursos etc.
O desafio de competir  auxilia no desenvolvimento e amadurecimento dos jovens.

Quarto:
Proficiente na nossa vida cotidiana:
Se formos parar para pensar, utilizamos a matemática em nosso dia a dia, nos mercados calculando preços, conferindo troco,  na preparação de alimentos com medidas precisas (sabemos que a quantidade interfere na qualidade final, no que se refere ao sabor dos alimentos ).

Quinto:
Disciplina cooperadora  ( Link).
Ela faz um link ( abertura de uma página ) A matemática tem a capacidade colaborar  auxiliando na desenvoltura de outras disciplinas, no que se refere a concentração , raciocínio, rapidez, memorização etc.

Sexto:
Estimulante e Incentivadora do raciocínio:
Incentiva o aluno a beneficiar-se do raciocínio rápido, promovendo assim a auto-confiança. Prestigiando e enriquecendo  o conhecimento matemático.
O aluno esforça-se a progredir cada vez mais , melhorando nas pesquisas e incrementando junto aos colegas.

 .

O PAPEL DA TABUADA,  FATOS BÁSICOS

A tabuada auxilia na precisão e rapidez .
- Domínio nas técnicas de cálculos.
- Auxilia na compreensão  das questões a serem resolvidas.

A tabuada não deve ser memorizada, mas compreendida, para que os alunos possam dominar a operações, cálculos, e questões de raciocínio.
                                         

Atividade Prática

JOGO DAS 4 OPERAÇÕES MATEMÁTICA:
Direito autoral Reservado
Elaborado por: Silvania Maria Ramos Mendes

Material Utilizado:

Folhas de cartolinas coloridas/papéis cartão colorido
 Molde do cartão:
Confeccionar um quadrado 10X10 cm.
Traçar linhas iguais dividir em 4  colunas
Modelo          
- Canetas hidrocor colorida.
-Folhas  de Papel ofício branca
- Lápis, borracha.
- Confeccionar 120 cartões.

Como jogar:

Dividir a turma em dois grupos

Entregar  4 cartões para cada aluno.
Fazer sorteio.
E iniciar o jogo.
É  VENCEDOR O GRUPO  QUEM TERMINAR PRIMEIRO E  ACERTAR MAIS  CONTINHAS.
( Detalhe a correção é feita pelos alunos).

Grau de dificuldade:
- Vai depender dos  números que o professor colocar nos cartões
- O professor deverá  ter impresso o resultado de todas as combinações do cálculo matemático.

Objetivo:
        - Prestigiar e enriquecer o conhecimento da matemática.
- Conduzir elevar a auto- estima do competidor, esforçando-se cada vez mais  nos cálculos matemáticos.
 - Desenvolver a confiança nos cálculos  incentivar o aluno a beneficiar-se da rapidez e desenvoltura do raciocínio.

Modelo de 1 cartão                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário