Tradutor Translate

Total de visualizações de página

domingo, 4 de abril de 2021

Hoje Páscoa. Agradeço a todos me que auxiliam no Projeto para crianças Surdas.


O Professor Helton da RC Studio PG -Escola de Artes  fez o desenho do Alfabeto Manual Libras e dos Números. Gratuitamente. Deus abençoe a todos. Amém.

 A Escola está localizado na Rua São Caetano número 180. Praia Grande - São Paulo.

 


Sempre na vida precisamos de colaboração de pessoas que entendem mais que nós. então Renan Felipe estudou Jogos Digitais na Instituição de Ensino UNIP. UNIVERSIDADE PAULISTA
Está me auxiliando na gratuidade a organizar a  programação do Aplicativo que estou elaborando para crianças Surdas. Deus derrame bençãos. Amém







 

quinta-feira, 25 de março de 2021

ESCOLA DE ARTE RC STUDIO


Boa note amigos. Tudo bem? Espero que sim. Apesar das dificuldades e da Pandemia Corona Vírus. ainda encontramos incetivos para seguir em frente. compartilho com voces A  Escola de Arte RC Studio que desde 2001 está no mercado ensinando pessoas que querem realizar seus sonhos. São desenhistas que procuram aperfeiçoar a arte e também pessoas que gostariam de aprender a desenhar. A Escola de arte RC está fazendo os desenhos do alfabeto em LIBRAS para elaboração de Aplicativo para ensino de Crianças surdas. Agradeço muito a Deus a oportunidade de conhecer esse grupo de amigos voluntários que seu tempo para auxiliar o próximo. Que Deus abençoe o projetos de todos. Amém.


Curso de desenho hiper realista 😍

Email para contato:   escoladeartesrcstudio@gmail.com
Escola de artes em Praia Grande. Técnicas: Desenho Artístico, Mangá, Ilustração, Caricaturas, H. Quadrinhos, Modelagem e Pintura Digital.

Olha que legal!! Os professores do RC Studio PG participaram do Global Game Jam® (GGJ) 2021, o maior evento de criação de jogos do mundo!! 😍
.
A equipe formada por Renan (programador, construct 3, SFX - Sound e Game Designer), Helton (arte 2D, animador e game designer), Edu (character design, arte 2D e animador ), Augusto (character design e arte 2D), desenvolveu o jogo 'Treasure Maze' em 48 horas!!
.
O jogo consiste em 4 jogadores que vão iniciar dentro de uma arena onde existe um labirinto com muitos desafios, múmias e morcegos que farão de tudo para estragar sua aventura, portas que mudam de lugar, e uma jornada contra o tempo para chegar ao fim dessa aventura incrível. Como recompensa ao final do jogo um baú de tesouro
.
Confira o link: https://globalgamejam.org/2021/games/treasure-maze-8 😍


domingo, 17 de janeiro de 2021

VIDEO KIDS PUZZLE


Continuo elaborando jogos para crianças. Esse Jogo foi elaborado no Construct 3.
Link Game: https://silmaria07.itch.io/kids-puzzle

Amigos, bem-vindos ao meu segundo Jogo Educacional.
Espero que você gostem.
Quebra-cabeça do espaço. Adequado para crianças a partir dos 5 anos. São 16 molduras com 20 peças cada.
  Tudo com tema espacial. Devemos tentar configurá-los todos?
Jogo de quebra-cabeça, ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolvendo a formação cognitiva da criança, descobre-se a importância dos jogos de quebra-cabeça no desenvolvimento físico, psicomotor, visual, percepção neurológica, aumento da capacidade de concentração, expansão da noção espacial e percepção visual.

Jogo "Contando Historia" Produção Textual.

Nesse nesse vídeo uma demonstração de produção textual através de imagem.
Primeiramente o professor deve falar previamente sobre gêneros da produção textual; diário bilhete, telegrama , cartas, e-mail são tipo de Produção textual pessoal e o outros gêneros. Gênero Narrativo dos textos: crônica, romance, novela, conto de fada, fábula, lendas e histórias. Todos os gêneros devem ser comentados anteriormente Para que os alunos entendam o que é Produção Textual. Hoje em dia as crianças não sabem desenvolver texto não tem paciência de escrever não gostam. Alguns não sabem escrever outros não sabem ler nem se interessam em aprender. É muita internet muitos joguinhos e nenhum incentivo para estudo. Estou aplicando os elementos infográficos. Textos infográficos que são informações gráficas que encontramos em textos de anúncio, números, fotografias, ilustrações, legendas, mapas, quadros tabelas etc... No supermercado encontramos anúncios ( encartes) com preços da mercadoria e promoções. Uilizei imagem de uma Enciclopédia. para elaboração de produção textual "História', do gênero narrativo que são: Fábulas, Contos de fada, Romances, Novelas, Crônicas e Lendas. Como estudantes não gostam nem querem se interessar pela escrita de um texto ou frases, usei imagem infográfica. Um Esquilo que é um animal da floresta. O aluno vai olhar as fotos e vai aprender a observar na foto o que ele pode passar para o papel; porque se não fizer assim a criança não vai despertar interesse em aprender. Os verbos são as ações que aparece na foto e as palavras complementares da imagem. Assim auxiliamos a desenvolver textos. O ideal e dividir a turma em grupos. Um aluno roda o disco. Lê o verbo visualiza a figura e palavra complementar que está ao lado. A professora vai observar as dificuldades. O Jogo contando histórias, pode ser aplicado para avaliação Ensino/Aprendizagem. O educador e pode ir além da sala de aula. Pedir que escrevam no caderno como se fosse seu diário. Escrever no diário sobre a aula de hoje. Exemplo: "Querido diário hoje eu fui para escola professora levou a foto ou imagem de um esquilo..... O aluno vai contar sua história. Assim promovemos muito incentivo. Espero que gostem. "Direitos autorais das imagens preservada. Enciclopédia da Vida Selvagem. Larousse. Animais da Floresta V. Edita Ediciones Altaya S.A."

Jogo "Bingo de Palavras".


2° vídeo Elaborado para avaliação das dificuldades do aluno, foi planejado para que o educador possa avaliar quais são as dificuldades do aluno? Planejamento de aula: Dígrafo e Encontro Consonantal. O ensino aprendizagem deve ser elaborado de maneira que possamos observar dificuldade do aluno não é só prova teste que podemos avaliar. Quando elaboramos um jogo ou brinquedo a principal meta é o entrosamento integração do aluno e aprendizagem. Através dessa integração fazer uma avaliação. O quê o aluno não entendeu? Através dos jogos observa-se prazerosamente as dificuldades na escrita leitura elaboração textual e produção textual. Aplicações de provas, decorar fórmulas, regras ainda é utilizado para variar se o aluno aprendeu o conteúdo aplicado. Nesse jogo é uma aula sobre dígrafo encontro consonantal as palavras utilizadas foram: pássaro - chave - garrafa - fruteira - galinha - bíblia - flauta bicicleta - coelho - carro - blusão folha - livros - trem - teclado - caixa - barraca - presente - palhaço - cruz - flor - coqueiro - chapéu - foguete - globo - braço osso - bruxa. Ensino-aprendizagem ✓ Leitura ✓Avaliação ✓Observação ✓Interação ✓Coleta de dados ✓Diagnosticar dificuldades Alunos: 3° a 5° ano Caso haja necessidade o Jogo pode ser utilizado para Escrita e Elaboração textual.

TCC - Conclusão do Curso Pedagogia Brinquedos e Jogos c/Mat. Reciclado...


Primeiro Vídeo de 4 Projeto iniciado em 2014 e concluído em 07/10/2020. Devido Pandemia COVID 19. Não houve possibilidade de encerrar na Escola. Elaborado uma pesquisa Google Forms para Educadores onde concluí. A princípio o Projeto elaborado para crianças Surdas. Mas no período de Estágio e Pesquisa, coleta de dados, não havia crianças surdas na Escola do Município onde estagiei. Os Brinquedos e jogos tem objetivo de auxiliar prazerosamente no Ensino Aprendizagem e inclusão em sala de aula. Elaborou-se mais de 35 Jogos e brinquedos, todos foram testados. Alfabetizaram 42 crianças. Porque o vídeo em Libras? Sou ensurdecida ouço com aparelho de audição. E segundo normas da ABNT não podemos escrever detalhes pessoais num trabalho científico; TCC, MONOGRAFIA ... Vídeo em Libras com legenda para Surdos que não sabem Libras. Esse vídeo contribui com Educador e Educando, mais interação em sala de aula.
A escola onde fiz o Estágio não tinha crianças Surdas. Criança Surda com Intérprete LIBRAS a leitura das palavras (sinal) Jogo Trilha ✓Tempo do Jogo: 20 a 30 minutos. ( pode ser que termine em 15 minutos ) Se os educandos já souberem ler. ✓Componentes: 2 a 3 ✓Faixa etária: 7 a 10 anos Escolaridade: 2° a 4° ano Grau de Dificuldade: Fácil. Objetivo Principal: ✓Leitura ✓Avaliação Criança Surda com Intérprete LIBRAS a leitura das palavras (sinal)

A Escola não tenha crianças Surdas.

Roleta de Palavras Aprender com jogos

Vídeo "Elaborando Jogos e Brinquedos com Material Reciclado"

Agradeço as Professoras e Equipe Pedagógica da Escola Municipal Primário Yólis da Silva, onde estagiei e desenvolvi o Projeto.Alegro-me em compartilhar com vocês, meu Projeto
Ensino Aprendizagem com jogos. 2017-2019. Graças a Deus houve satisfação em dedicar-me dia e noite. Porque mais de 20 alunos aprenderam a ler e escrever. Deus abençoe a todos. Amém🙏

BOA TARDE AMIGOS.
Em tempos de Pandemia Covid 19. Quanto tempo as crianças estão sem ir às escolas ?Agora em 2021, nem há previsões para volta às aulas. Então como os pais estão lidando com essa nova situação ? Algumas Escolas Municipais interagiram com aulas web.Sempre há oportunidade, criatividade, planejamento do Educador desenvolver Projetos que colabore com aprendizado das crianças.Esse ano minha colação de Grau Pedagogia, será em Março/Abril. O tema da Monografia foi.  "Brinquedos e Jogos elaborados com material reciclado, estímulo  para alfabetização dos Educandos das séries iniciais do  Ensino Ensino Fundamental I".
 

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Plano de Aula 5º ano Ensino Fundamental

Olá amigos!
Espero que todos estejam bem.
Justifico minha ausência, estou operada. Fiz cirurgia na mão direita. Síndrome do tunel de carpo. Agora que estou voltando a ter movimentos firmes com os dedos.
Como a fisioterapia em todos hospitais e clínicas estão suspensas, eu estou fazendo em casa.
Trágica  Pandemia do COVID 19. Que deixou o mundo afastado dos contatos sociais.
Devido a impossibilidade de elaborar brinquedos com materiais reciclados, publico  conto infantil que escrevi. É  bom incentivar a criança a ler, porque a leitura infantil leva-os a questionarem, interagirem e comentarem. Diálogo, é muito importante.
Então professores abaixo passo a passo para um aula produtiva. 
Momento de fazermos planejamentos das aulas, para pós COVID 19.



 Língua Portuguesa - Produção Textual 5º ano – 40 minutos

                                  IMPORTANTE

Dia anterior (Falar sobre Gênero com exemplos )

Para essa aula é necessário que haja Planejamento do Professor.

Título da aula:
 Produção de text Conto. - Juanita e suas histórias.


- Iniciar a aula falando do Gênero textual CONTO

Finalidade da aula: Incentivo a leitura e trabalho em grupo, interpretação do texto individual  (  a resposta do aluno é comentada no grupo)

 Ampliar o conhecimento sobre gênero de estudo
Artigo - Crônica –Conto – Reportagem – Notícia - E-mail - Carta – Relatório – Resumo – Resenha – Biografia – Diário – Fábula – Ofício – Poema – Piada

Ano: 5º  Ensino Fundamental
Gênero: Conto 
Prática de linguagem: Produção de texto, leitura, escrita e   oralidade
      
INICIANDO A AULA:

- Arrumando a sala com alunos.
- Separar a turma em grupos.
- Deixar que os alunos escolham seu grupo.
- Observar os alunos que encontram dificuldades em interagir com o grupo.

Professor observe seus alunos e anote suas dificuldades,
 leitura, escrita, habilidades etc.

- TÉRMINO DA AULA:

Exercício para fazer em casa: 
Escrever um conto que tenha  15 linhas.
O aluno escolhe o tema de seu conto.
Não esquecer de dar um título ao conto.



Juanita e suas histórias.
Cristal
Amanhecia e Juanita já estava à beira da praia; esperando  sua amiga Serena. Ficava sentada colocando no baldinho as  conchinhas para fazer um cordão para ela. Juanita tinha 8 anos, seus pais moravam próxima à praia.
Ruanito  seu pai era pescador, e vivia contando histórias para Juanita  sobre sereias.Contava ele que uma vez, em alto mar escutou um assobio bem alto.
 A barca  estava vazia sem peixes; ele já estava voltando sem pescar nada.
 Mas resolveu seguir o som do assobio, quando viu à sua frente uma sereia, ela mergulhava, como se estivesse mostrando um caminho.
Ruanito curioso seguiu a sereia, avistou uma ilha  encostou seu barquinho bem distante, e ficou observando o que estava acontecendo. Era uma menina que estava sentada, chorando na pedra, a sereia mostrou o caminho e sumiu.
 Ficou estarrecido, muito assustado. Levou a  menina para praia e procurou um policial.  A menina tinha nadado até a ilha e estava perdida.
Sua família ficou agradecida com o  gesto de Ruanito.
Fizeram uma festa para ela, com bolos, bolachas e muitos amigos. A menina, se chamava Dolores.  Juanita agora tem mais uma coleguinha, ela deu o colar de conchinhas para ela.



Interpretação de Texto:

1)     Qual o título do conto?
2)     O que fazia Juanita quando amanhecia?
3)     Qual o nome do pai de Juanita?
4)     Qua a profissão do pai de Juanita?
5)     Qual foi o som que Ruanito ouviu?
6)     Ruanito ouviu um som depois ele seguiu o som. O que ele viu em sua frente?
7)     O que a Sereia fez para mostrar a ilha?
8)     Quem Ruanito encontrou na ilha?
9)     Quem agradeceu o gesto de Ruanito?
10)  Como terminou esse conto? Faça um resumo.



                                            

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Alfabetizar com Jogos

A  utilização de Jogos Educativos auxilia muito alunos que encontram dificuldades para  aprender. 
Na maioria das vezes falta atenção redobrada do professor  que não encontra tempo para observar mais de  28 alunos numa sala de aula.

OBSERVAÇÃO.
  •  Para auxiliar alunos os Professores primeiro devem observar o que desperta mais: desenhar, pintar, montar ou contar histórias. 
O lúdico também contribui na alfabetização. 

Atenção para esse Jogo Fraseando. 
  • Jogo que incentiva a Produção Textual.
 Veja a história:
 Mamãe e o bebê.
 Mamãe mora com um bebê e um gato que gosta de dormir. 
O bebê ri,ri,e ri. 
O gato dorme, dorme e dorme.
 Nessa pequena história o aluno pode aprender: 
1- Elaborar frases com as sílabas previamente trabalhadas. 
2- Criar uma historia com essas sílabas e acrescentar mais sílabas na sua história. 
3- Desenhar sua história e depois escrever sílabas para elaboração de textos.



Material Utilizado para elaboração do Jogo Fraseando:

1- Uma história  ou frases  curtas. ( escrever as sílabas com canetinha )
2 -Folha de cartolina na cor de sua preferência
3- Canetinhas.
4- Figuras de acordo com Tema.
5 - Um pedaço de papelão
6-  Cola branca.
7- Um dado

Modo de fazer o Jogo:

1 - Cortar a cartolina ao meio.
2 - Fazer vários quadrados (5X5) de acordo com a quantidade de sílabas produzida na história.
3 - Colar a Cartolina no papelão.
4- Escolher um espaço para colar a figura principal ( o tema da historia). Usar criatividade 

Como Jogar:

Sòmente  2 alunos
Um joga o dado, o maior número começa o Jogo.
Escuta a história e depois monta as sílabas que já estão previamente misturadas .
Quem montar mais frases ajuda o coleguinha a jogar. ( Incentivo a integração)

Atenção:

Esse Jogo é para ser observado pela Professora:
- Se o aluno encontra muita dificuldade, deve jogar com a Professora.
- Caso ele apresente desenvoltura e capacidade de montar as frases jogar com um colega.
- Evitar apostas, premiações, competições.









quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Elaborando uma Horta Doméstica


ATIVIDADE PRÁTICA  CIÊNCIAS NATURAIS
PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: 4º ao  6º ANO.



ATIVIDADE:COMO  ELABORAR UMA HORTA DOMÉSTICA

Iniciando a aula o Professor deve trazer ilustração da importância dos alimentos para a vida do ser humano. Falar da importância da Reciclagem ambiental na vida do Planeta.

Após essa etapa deve dividir a turma em 3 grupos:

- 1º GRUPO: Irá fazer o mural com o roteiro da atividade que irá acontecer.
- 2º GRUPO: Irá plantar as sementes de verduras. 
- 3º GRUPO: Irá plantar as sementes de legumes.



Atividade elaborada com material reciclado:

MATERIAL Reciclado

- Embalagem de leite (caixinhas de leite)
- Latinhas de refrigerante.
- Garrafas pet.
- Bandejas de isopor.
- Cola 
- Recortes de Revistas, jornais, encartes de supermercado.

Material utilizado para ilustração mural:

- Cola 
- Bloco ou caderno de anotações
- Lápis 
- Borracha
- Régua
- Giz de cera ou  canetinha 

Material para a Horta:

- Terra adubada
- Sementes diversas  legumes ( cenoura, chuchu, beterraba etc.)
- Sementes diversas de verduras ou raízes
  • Nesse item os alunos escolhem qual legumes  ou verduras que querem plantar.
  • O grupo que ficar responsável na elaboração do mural deverá conversar com os colegas como eles irão fazer para plantar, o que plantarão primeiro, como vão organizar.
  • As garrafas pets deverão ser cortadas lateralmente para o plantio das sementes.
Essa ATIVIDADE PRÁTICA  a professora deve deixar  2 mesas disponíveis para a exibição dos alimentos plantados.
  • As anotações e observaçoes sobre o plantio das sementes fica por conta dos grupos que escolherem plantio.
  • Os Reporteres do Meio Ambiente que irão fazer o mural fica com as perguntas e visualização do trabalho que está sendo feito.
SOBRE ATIVIDADE:

- Incentivadora porque os alunos aprendem a importância dos alimentos plantados naturalmente sem agrotóxicos que são causadores de muitas doenças.
- Oportunidade  de observar a natureza passo a passo no crescimento das sementes.
- A atividade traz uma oportunidade observação. Porque as sementes não nascem no mesmo dia que são plantadas. 
- Leva de 1 a 3 semanas para observações  e anotações do crescimento 

Essa Atividade que elaborei ainda não tive oportunidade de levar a sala de aula  porque meu estágio de Ensino Fundamental já acabou.
Mas a  Atividade Prática de Ciências Naturais é uma  interação entre aluno Professor para Transmissão e compartilhamento de conhecimento.