domingo, 31 de outubro de 2021

APRENDER LIBRAS

Primeiramente agradecer a Deus o dom da vida e as graças alcançadas. Agradeço também  ao Professor Helton da Escola de Artes RC- São Paulo que muito contribuiu gratuitamente com a Arte  ( desenho do alfabeto manual Libras)

Aos amigos da Tribo da Libras que me incentivaram nos momentos difíceis a concluir o  Projeto GAMES APRENDE LIBRAS para crianças Surdas e Ouvintes.

O  Game poderá ser acessado gratuitamente e liberado para download no  https://silmaria07.itch.io/aprender-libras

 


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quarta-feira, 30 de junho de 2021

JOGOS EDUCACIONAIS

 Amigos concluí a Graduação em Pedagogia e Developer de Jogos e Aplicativos Educacionais. 

Compartilho a publicação do Jogo de Colorir para crianças na Codecanyon Empresa americana  especializada em  vendas de Jogos e templetes. O jogo já está a venda. CLIQUE AQUI PARA VER:

https://codecanyon.net/user/sabihaila/portfolio


                                  Abaixo links dos Jogos na Itchi.io


A importância dos jogos de colorir para crianças na pré-escola.

 Colorir uma imagem e um excelente recurso para as crianças diminuir a ansiedade, o medo e ao mesmo tempo ajudar no relaxamento.

Contribui para o aumento das franquias cerebrais e explora a criatividade.

A pintura a dedo facilita o aprendizado , melhorando a psicomotricidade fina pelo desenvolvimento da coordenação motora.

Trabalha com expressão interior, facilitando a compreensão das funções sociais com suas próprias histórias, fala com desenho e é uma atividade para crianças na pré-escola.

 Atividade lúdica que ajuda e colabora na interação criança-criança e adulto-criança.

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                                         https://silmaria07.itch.io/math-game

Jogos de matemática, que ajuda a melhorar sua capacidade celebral, na verdade, um exercício do cérebro, ajuda como crianças a melhorar suas habilidades matemáticas, bem como ajuda-los a melhorar suas características pessoais tais como a concorrência e ganhar e deixá-los ter entreternimento.

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                                                      https://silmaria07.itch.io/kids-puzzle

Quebra-cabeça do espaço. Adequado para crianças a partir de 5 anos. São 16 molduras com 20 peças cada.

Jogo de quebra-cabeça, ferramenta que auxilia no processo de ensino aprendizagem.

Desenvolvendo a formação cognitiva da criança, descobre-se a importância dos jogos de quebra-cabeça no desenvolvimento físico, psicomotor, visual, percepção neurológica, aumento da capacidade de concentração, expansão da noção espacial e percepção visual.

Agregar e complementar a aprendizagem e o conhecimento sobre diversos temas, conversas e assuntos. A criança se diverte com um quebra-cabeça.

Jogo de Mémoria:

O aumento da capacidade de memória também melhora outras habilidades, como autoconsciência, habilidades de comunicação, habilidades sociais e autoconfiança. O desenvolvimento da concentração também ajuda no aprendizado futuro.

 

 


segunda-feira, 19 de abril de 2021

MANUAL DE LIBRAS PARA CIÊNCIA: A CÉLULA E O CORPO HUMANO.

Amigos compartilho o Manual de Libras para ciências : A Célula e o corpo Humano. Faça o download do E-book da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) nesse link: Download



Um estudo feito pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda de 2019, mostrou que existem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, mas somente 15% tiveram o ensino médio concluído, devido à falta de acolhimento e inclusão nas salas de aula. Ao notar esse déficit na acessibilidade durante seu estágio como professor, Bruno Iles, se juntou com Taiane Maria de Oliveira para criar o primeiro Manual de LIBRAS para Ciências: A Célula e o Corpo Humano.

Formado em Biologia pela Universidade Federal do Piauí, enquanto estagiava em uma escola pública, Bruno viu que os dois intérpretes de LIBRAS não eram suficientes para todas as salas que tinham alunos surdos, não era sempre que eles permaneciam para traduzir a aula completa. 

Embora Bruno não fosse fluente em LIBRAS, ao final da aula dava total atenção para o aluno com deficiência auditiva, perguntando se ele tinha compreendido ou ficado com alguma dúvida. Mas um incômodo começou a crescer dentro do professor, não havia sinais para nomenclaturas específicas da ciência, dificultando a explicação e o entendimento do aluno. Foi em um projeto da faculdade para a disciplina de LIBRAS que Bruno se uniu a Taiane Maria de Oliveira, também estudante de biologia na época, para fazerem o primeiro Manual de LIBRAS para Ciências. 

“A importância de ter esse tipo de material disponível é porque não existia algo assim voltado para o conteúdo de ensino fundamental. Ele vai trazer uma educação mais acessível para os alunos e ajudar os professores dentro da sala de aula”, afirma Bruno Iles. CONTINUE LENDO



domingo, 4 de abril de 2021

Hoje Páscoa. Agradeço a todos me que auxiliam no Projeto para crianças Surdas.


O Professor Helton da RC Studio PG -Escola de Artes  fez o desenho do Alfabeto Manual Libras e dos Números. Gratuitamente. Deus abençoe a todos. Amém.

 A Escola está localizado na Rua São Caetano número 180. Praia Grande - São Paulo.

 


Sempre na vida precisamos de colaboração de pessoas que entendem mais que nós. então Renan Felipe estudou Jogos Digitais na Instituição de Ensino UNIP. UNIVERSIDADE PAULISTA
Está me auxiliando na gratuidade a organizar a  programação do Aplicativo que estou elaborando para crianças Surdas. Deus derrame bençãos. Amém







 

quinta-feira, 25 de março de 2021

ESCOLA DE ARTE RC STUDIO


Boa note amigos. Tudo bem? Espero que sim. Apesar das dificuldades e da Pandemia Corona Vírus. ainda encontramos incetivos para seguir em frente. compartilho com voces A  Escola de Arte RC Studio que desde 2001 está no mercado ensinando pessoas que querem realizar seus sonhos. São desenhistas que procuram aperfeiçoar a arte e também pessoas que gostariam de aprender a desenhar. A Escola de arte RC está fazendo os desenhos do alfabeto em LIBRAS para elaboração de Aplicativo para ensino de Crianças surdas. Agradeço muito a Deus a oportunidade de conhecer esse grupo de amigos voluntários que seu tempo para auxiliar o próximo. Que Deus abençoe o projetos de todos. Amém.


Curso de desenho hiper realista 😍

Email para contato:   escoladeartesrcstudio@gmail.com
Escola de artes em Praia Grande. Técnicas: Desenho Artístico, Mangá, Ilustração, Caricaturas, H. Quadrinhos, Modelagem e Pintura Digital.

Olha que legal!! Os professores do RC Studio PG participaram do Global Game Jam® (GGJ) 2021, o maior evento de criação de jogos do mundo!! 😍
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A equipe formada por Renan (programador, construct 3, SFX - Sound e Game Designer), Helton (arte 2D, animador e game designer), Edu (character design, arte 2D e animador ), Augusto (character design e arte 2D), desenvolveu o jogo 'Treasure Maze' em 48 horas!!
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O jogo consiste em 4 jogadores que vão iniciar dentro de uma arena onde existe um labirinto com muitos desafios, múmias e morcegos que farão de tudo para estragar sua aventura, portas que mudam de lugar, e uma jornada contra o tempo para chegar ao fim dessa aventura incrível. Como recompensa ao final do jogo um baú de tesouro
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Confira o link: https://globalgamejam.org/2021/games/treasure-maze-8 😍


domingo, 17 de janeiro de 2021

VIDEO KIDS PUZZLE


Continuo elaborando jogos para crianças. Esse Jogo foi elaborado no Construct 3.
Link Game: https://silmaria07.itch.io/kids-puzzle

Amigos, bem-vindos ao meu segundo Jogo Educacional.
Espero que você gostem.
Quebra-cabeça do espaço. Adequado para crianças a partir dos 5 anos. São 16 molduras com 20 peças cada.
  Tudo com tema espacial. Devemos tentar configurá-los todos?
Jogo de quebra-cabeça, ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolvendo a formação cognitiva da criança, descobre-se a importância dos jogos de quebra-cabeça no desenvolvimento físico, psicomotor, visual, percepção neurológica, aumento da capacidade de concentração, expansão da noção espacial e percepção visual.

Jogo "Contando Historia" Produção Textual.

Nesse nesse vídeo uma demonstração de produção textual através de imagem.
Primeiramente o professor deve falar previamente sobre gêneros da produção textual; diário bilhete, telegrama , cartas, e-mail são tipo de Produção textual pessoal e o outros gêneros. Gênero Narrativo dos textos: crônica, romance, novela, conto de fada, fábula, lendas e histórias. Todos os gêneros devem ser comentados anteriormente Para que os alunos entendam o que é Produção Textual. Hoje em dia as crianças não sabem desenvolver texto não tem paciência de escrever não gostam. Alguns não sabem escrever outros não sabem ler nem se interessam em aprender. É muita internet muitos joguinhos e nenhum incentivo para estudo. Estou aplicando os elementos infográficos. Textos infográficos que são informações gráficas que encontramos em textos de anúncio, números, fotografias, ilustrações, legendas, mapas, quadros tabelas etc... No supermercado encontramos anúncios ( encartes) com preços da mercadoria e promoções. Uilizei imagem de uma Enciclopédia. para elaboração de produção textual "História', do gênero narrativo que são: Fábulas, Contos de fada, Romances, Novelas, Crônicas e Lendas. Como estudantes não gostam nem querem se interessar pela escrita de um texto ou frases, usei imagem infográfica. Um Esquilo que é um animal da floresta. O aluno vai olhar as fotos e vai aprender a observar na foto o que ele pode passar para o papel; porque se não fizer assim a criança não vai despertar interesse em aprender. Os verbos são as ações que aparece na foto e as palavras complementares da imagem. Assim auxiliamos a desenvolver textos. O ideal e dividir a turma em grupos. Um aluno roda o disco. Lê o verbo visualiza a figura e palavra complementar que está ao lado. A professora vai observar as dificuldades. O Jogo contando histórias, pode ser aplicado para avaliação Ensino/Aprendizagem. O educador e pode ir além da sala de aula. Pedir que escrevam no caderno como se fosse seu diário. Escrever no diário sobre a aula de hoje. Exemplo: "Querido diário hoje eu fui para escola professora levou a foto ou imagem de um esquilo..... O aluno vai contar sua história. Assim promovemos muito incentivo. Espero que gostem. "Direitos autorais das imagens preservada. Enciclopédia da Vida Selvagem. Larousse. Animais da Floresta V. Edita Ediciones Altaya S.A."

Jogo "Bingo de Palavras".


2° vídeo Elaborado para avaliação das dificuldades do aluno, foi planejado para que o educador possa avaliar quais são as dificuldades do aluno? Planejamento de aula: Dígrafo e Encontro Consonantal. O ensino aprendizagem deve ser elaborado de maneira que possamos observar dificuldade do aluno não é só prova teste que podemos avaliar. Quando elaboramos um jogo ou brinquedo a principal meta é o entrosamento integração do aluno e aprendizagem. Através dessa integração fazer uma avaliação. O quê o aluno não entendeu? Através dos jogos observa-se prazerosamente as dificuldades na escrita leitura elaboração textual e produção textual. Aplicações de provas, decorar fórmulas, regras ainda é utilizado para variar se o aluno aprendeu o conteúdo aplicado. Nesse jogo é uma aula sobre dígrafo encontro consonantal as palavras utilizadas foram: pássaro - chave - garrafa - fruteira - galinha - bíblia - flauta bicicleta - coelho - carro - blusão folha - livros - trem - teclado - caixa - barraca - presente - palhaço - cruz - flor - coqueiro - chapéu - foguete - globo - braço osso - bruxa. Ensino-aprendizagem ✓ Leitura ✓Avaliação ✓Observação ✓Interação ✓Coleta de dados ✓Diagnosticar dificuldades Alunos: 3° a 5° ano Caso haja necessidade o Jogo pode ser utilizado para Escrita e Elaboração textual.

TCC - Conclusão do Curso Pedagogia Brinquedos e Jogos c/Mat. Reciclado...


Primeiro Vídeo de 4 Projeto iniciado em 2014 e concluído em 07/10/2020. Devido Pandemia COVID 19. Não houve possibilidade de encerrar na Escola. Elaborado uma pesquisa Google Forms para Educadores onde concluí. A princípio o Projeto elaborado para crianças Surdas. Mas no período de Estágio e Pesquisa, coleta de dados, não havia crianças surdas na Escola do Município onde estagiei. Os Brinquedos e jogos tem objetivo de auxiliar prazerosamente no Ensino Aprendizagem e inclusão em sala de aula. Elaborou-se mais de 35 Jogos e brinquedos, todos foram testados. Alfabetizaram 42 crianças. Porque o vídeo em Libras? Sou ensurdecida ouço com aparelho de audição. E segundo normas da ABNT não podemos escrever detalhes pessoais num trabalho científico; TCC, MONOGRAFIA ... Vídeo em Libras com legenda para Surdos que não sabem Libras. Esse vídeo contribui com Educador e Educando, mais interação em sala de aula.
A escola onde fiz o Estágio não tinha crianças Surdas. Criança Surda com Intérprete LIBRAS a leitura das palavras (sinal) Jogo Trilha ✓Tempo do Jogo: 20 a 30 minutos. ( pode ser que termine em 15 minutos ) Se os educandos já souberem ler. ✓Componentes: 2 a 3 ✓Faixa etária: 7 a 10 anos Escolaridade: 2° a 4° ano Grau de Dificuldade: Fácil. Objetivo Principal: ✓Leitura ✓Avaliação Criança Surda com Intérprete LIBRAS a leitura das palavras (sinal)

A Escola não tenha crianças Surdas.

Roleta de Palavras Aprender com jogos

Vídeo "Elaborando Jogos e Brinquedos com Material Reciclado"

Agradeço as Professoras e Equipe Pedagógica da Escola Municipal Primário Yólis da Silva, onde estagiei e desenvolvi o Projeto.Alegro-me em compartilhar com vocês, meu Projeto
Ensino Aprendizagem com jogos. 2017-2019. Graças a Deus houve satisfação em dedicar-me dia e noite. Porque mais de 20 alunos aprenderam a ler e escrever. Deus abençoe a todos. Amém🙏

BOA TARDE AMIGOS.
Em tempos de Pandemia Covid 19. Quanto tempo as crianças estão sem ir às escolas ?Agora em 2021, nem há previsões para volta às aulas. Então como os pais estão lidando com essa nova situação ? Algumas Escolas Municipais interagiram com aulas web.Sempre há oportunidade, criatividade, planejamento do Educador desenvolver Projetos que colabore com aprendizado das crianças.Esse ano minha colação de Grau Pedagogia, será em Março/Abril. O tema da Monografia foi.  "Brinquedos e Jogos elaborados com material reciclado, estímulo  para alfabetização dos Educandos das séries iniciais do  Ensino Ensino Fundamental I".