segunda-feira, 27 de abril de 2020

Plano de Aula 5º ano Ensino Fundamental

Olá amigos!
Espero que todos estejam bem.
Justifico minha ausência, estou operada. Fiz cirurgia na mão direita. Síndrome do tunel de carpo. Agora que estou voltando a ter movimentos firmes com os dedos.
Como a fisioterapia em todos hospitais e clínicas estão suspensas, eu estou fazendo em casa.
Trágica  Pandemia do COVID 19. Que deixou o mundo afastado dos contatos sociais.
Devido a impossibilidade de elaborar brinquedos com materiais reciclados, publico  conto infantil que escrevi. É  bom incentivar a criança a ler, porque a leitura infantil leva-os a questionarem, interagirem e comentarem. Diálogo, é muito importante.
Então professores abaixo passo a passo para um aula produtiva. 
Momento de fazermos planejamentos das aulas, para pós COVID 19.



 Língua Portuguesa - Produção Textual 5º ano – 40 minutos

                                  IMPORTANTE

Dia anterior (Falar sobre Gênero com exemplos )

Para essa aula é necessário que haja Planejamento do Professor.

Título da aula:
 Produção de text Conto. - Juanita e suas histórias.


- Iniciar a aula falando do Gênero textual CONTO

Finalidade da aula: Incentivo a leitura e trabalho em grupo, interpretação do texto individual  (  a resposta do aluno é comentada no grupo)

 Ampliar o conhecimento sobre gênero de estudo
Artigo - Crônica –Conto – Reportagem – Notícia - E-mail - Carta – Relatório – Resumo – Resenha – Biografia – Diário – Fábula – Ofício – Poema – Piada

Ano: 5º  Ensino Fundamental
Gênero: Conto 
Prática de linguagem: Produção de texto, leitura, escrita e   oralidade
      
INICIANDO A AULA:

- Arrumando a sala com alunos.
- Separar a turma em grupos.
- Deixar que os alunos escolham seu grupo.
- Observar os alunos que encontram dificuldades em interagir com o grupo.

Professor observe seus alunos e anote suas dificuldades,
 leitura, escrita, habilidades etc.

- TÉRMINO DA AULA:

Exercício para fazer em casa: 
Escrever um conto que tenha  15 linhas.
O aluno escolhe o tema de seu conto.
Não esquecer de dar um título ao conto.



Juanita e suas histórias.
Cristal
Amanhecia e Juanita já estava à beira da praia; esperando  sua amiga Serena. Ficava sentada colocando no baldinho as  conchinhas para fazer um cordão para ela. Juanita tinha 8 anos, seus pais moravam próxima à praia.
Ruanito  seu pai era pescador, e vivia contando histórias para Juanita  sobre sereias.Contava ele que uma vez, em alto mar escutou um assobio bem alto.
 A barca  estava vazia sem peixes; ele já estava voltando sem pescar nada.
 Mas resolveu seguir o som do assobio, quando viu à sua frente uma sereia, ela mergulhava, como se estivesse mostrando um caminho.
Ruanito curioso seguiu a sereia, avistou uma ilha  encostou seu barquinho bem distante, e ficou observando o que estava acontecendo. Era uma menina que estava sentada, chorando na pedra, a sereia mostrou o caminho e sumiu.
 Ficou estarrecido, muito assustado. Levou a  menina para praia e procurou um policial.  A menina tinha nadado até a ilha e estava perdida.
Sua família ficou agradecida com o  gesto de Ruanito.
Fizeram uma festa para ela, com bolos, bolachas e muitos amigos. A menina, se chamava Dolores.  Juanita agora tem mais uma coleguinha, ela deu o colar de conchinhas para ela.



Interpretação de Texto:

1)     Qual o título do conto?
2)     O que fazia Juanita quando amanhecia?
3)     Qual o nome do pai de Juanita?
4)     Qua a profissão do pai de Juanita?
5)     Qual foi o som que Ruanito ouviu?
6)     Ruanito ouviu um som depois ele seguiu o som. O que ele viu em sua frente?
7)     O que a Sereia fez para mostrar a ilha?
8)     Quem Ruanito encontrou na ilha?
9)     Quem agradeceu o gesto de Ruanito?
10)  Como terminou esse conto? Faça um resumo.



                                            

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Alfabetizar com Jogos

A  utilização de Jogos Educativos auxilia muito alunos que encontram dificuldades para  aprender. 
Na maioria das vezes falta atenção redobrada do professor  que não encontra tempo para observar mais de  28 alunos numa sala de aula.

OBSERVAÇÃO.
  •  Para auxiliar alunos os Professores primeiro devem observar o que desperta mais: desenhar, pintar, montar ou contar histórias. 
O lúdico também contribui na alfabetização. 

Atenção para esse Jogo Fraseando. 
  • Jogo que incentiva a Produção Textual.
 Veja a história:
 Mamãe e o bebê.
 Mamãe mora com um bebê e um gato que gosta de dormir. 
O bebê ri,ri,e ri. 
O gato dorme, dorme e dorme.
 Nessa pequena história o aluno pode aprender: 
1- Elaborar frases com as sílabas previamente trabalhadas. 
2- Criar uma historia com essas sílabas e acrescentar mais sílabas na sua história. 
3- Desenhar sua história e depois escrever sílabas para elaboração de textos.



Material Utilizado para elaboração do Jogo Fraseando:

1- Uma história  ou frases  curtas. ( escrever as sílabas com canetinha )
2 -Folha de cartolina na cor de sua preferência
3- Canetinhas.
4- Figuras de acordo com Tema.
5 - Um pedaço de papelão
6-  Cola branca.
7- Um dado

Modo de fazer o Jogo:

1 - Cortar a cartolina ao meio.
2 - Fazer vários quadrados (5X5) de acordo com a quantidade de sílabas produzida na história.
3 - Colar a Cartolina no papelão.
4- Escolher um espaço para colar a figura principal ( o tema da historia). Usar criatividade 

Como Jogar:

Sòmente  2 alunos
Um joga o dado, o maior número começa o Jogo.
Escuta a história e depois monta as sílabas que já estão previamente misturadas .
Quem montar mais frases ajuda o coleguinha a jogar. ( Incentivo a integração)

Atenção:

Esse Jogo é para ser observado pela Professora:
- Se o aluno encontra muita dificuldade, deve jogar com a Professora.
- Caso ele apresente desenvoltura e capacidade de montar as frases jogar com um colega.
- Evitar apostas, premiações, competições.