quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Elaborando uma Horta Doméstica


ATIVIDADE PRÁTICA  CIÊNCIAS NATURAIS
PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: 4º ao  6º ANO.



ATIVIDADE:COMO  ELABORAR UMA HORTA DOMÉSTICA

Iniciando a aula o Professor deve trazer ilustração da importância dos alimentos para a vida do ser humano. Falar da importância da Reciclagem ambiental na vida do Planeta.

Após essa etapa deve dividir a turma em 3 grupos:

- 1º GRUPO: Irá fazer o mural com o roteiro da atividade que irá acontecer.
- 2º GRUPO: Irá plantar as sementes de verduras. 
- 3º GRUPO: Irá plantar as sementes de legumes.



Atividade elaborada com material reciclado:

MATERIAL Reciclado

- Embalagem de leite (caixinhas de leite)
- Latinhas de refrigerante.
- Garrafas pet.
- Bandejas de isopor.
- Cola 
- Recortes de Revistas, jornais, encartes de supermercado.

Material utilizado para ilustração mural:

- Cola 
- Bloco ou caderno de anotações
- Lápis 
- Borracha
- Régua
- Giz de cera ou  canetinha 

Material para a Horta:

- Terra adubada
- Sementes diversas  legumes ( cenoura, chuchu, beterraba etc.)
- Sementes diversas de verduras ou raízes
  • Nesse item os alunos escolhem qual legumes  ou verduras que querem plantar.
  • O grupo que ficar responsável na elaboração do mural deverá conversar com os colegas como eles irão fazer para plantar, o que plantarão primeiro, como vão organizar.
  • As garrafas pets deverão ser cortadas lateralmente para o plantio das sementes.
Essa ATIVIDADE PRÁTICA  a professora deve deixar  2 mesas disponíveis para a exibição dos alimentos plantados.
  • As anotações e observaçoes sobre o plantio das sementes fica por conta dos grupos que escolherem plantio.
  • Os Reporteres do Meio Ambiente que irão fazer o mural fica com as perguntas e visualização do trabalho que está sendo feito.
SOBRE ATIVIDADE:

- Incentivadora porque os alunos aprendem a importância dos alimentos plantados naturalmente sem agrotóxicos que são causadores de muitas doenças.
- Oportunidade  de observar a natureza passo a passo no crescimento das sementes.
- A atividade traz uma oportunidade observação. Porque as sementes não nascem no mesmo dia que são plantadas. 
- Leva de 1 a 3 semanas para observações  e anotações do crescimento 

Essa Atividade que elaborei ainda não tive oportunidade de levar a sala de aula  porque meu estágio de Ensino Fundamental já acabou.
Mas a  Atividade Prática de Ciências Naturais é uma  interação entre aluno Professor para Transmissão e compartilhamento de conhecimento.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Dimensão Pedagógica

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Antes da Escola elaborar o PPP , deverá ser respondida as seguintes perguntas:

SOBRE OBJETIVOS:
1º PASSO:

  • Quais as prioridades e estratégias para os próximos 2 a 6 anos?
  • Sobre a visão do futuro e missão. O que pode ser superado  para o alcance desses objetivos?
  • A Equipe demonstra interesse em colaborar para que os objetivos aconteçam?
  • Como está sendo avaliada a taxa de abandono, ensino aprendizagem, dificuldade no aprendizado, baixo desempenho acadêmico, comportamento.
  • Existe Planejamento de Reuniões com pais e comunidades?
  • Há promoção de qualificação dos professores e colaboradores da comunidade?
2º PASSO:

PARTIR PARA AÇÃO:

- Coleta de Propostas da Equipe.
  • Discussão da Proposta aceita.
  • Fortalecimento da Integração  Escola Comunidade.
  • Melhora da Prática Pedagógica da Escola 
  • Investir, idealizar Potencializar as metas  do  Planejamento.
  • Aprimorar a Gestão da Escola.
  • Melhorar o relacionamento com alunos pais e comunidade.
" Um bom Projeto Político Pedagógico, se desenvolve com eficácia quando todos tem a mesmo objetivo para alcançar a mudança . Na dedicação, amor, entrega, simplicidade, humildade e união. Uma equipe onde se transforma positivamente com amor  e dedicação é uma equipe com iluminação Divina."  Cristal



Elaborei uma ficha de Avaliação do Educador:
Essa ficha é avaliada por medalhas:
                           3 medalhas - não encontrou dificuldades.
2 medalhas         - trocou algumas sílabas- lê por soletração - copista
                           1 medalha - encontrou muitas dificuldades

Essa avaliação é para grau de dificuldade ESCRITA/LEITURA


A ficha abaixo para avaliação de matemática.



Ficha de avaliação para Ciências/história/geografia.











terça-feira, 2 de maio de 2017

Espaço Tempo: Você sabe o que é um Blog?Blog é um recurso da era...

Espaço Tempo: Você sabe o que é um Blog?Blog é um recurso da era...: Você sabe o que é um Blog? Blog é um recurso da era da comunicação cujo objetivo é expor e compartilhar informações. Nasceu do processo u...

terça-feira, 28 de março de 2017

Jogo de Matemática: FAZENDO COMPRAS NO MERCADO.


MATERIAL PARA ELABORAR ESSE JOGO:

- 1 Disco de vinil
- Cartolina coloria.
- Recortes de encartes de supermercados.
- 1 mini cd .
Modo de Fazer:
- Colar a cartolina colorida no disco de vinil.
- Recortar as figuras com os preços.
- Ir colando em círculo.
- No meio do disco colar uma tampinha pet
- No mini dv encaixar uma tampa de creme dental.
- 1 dado
- Notas de dinheirinho.
Como Jogar.
Até 4 jogadores.
Para cada componente uma folha de Papel, lápis e borracha.

Sorteia com dado, quem tirar o número maior inicia o jogo.
Notas de dinheirinho.Distribua as notas igualmente.
O primeiro sorteado roda a o mini cd, anota os  valores e soma.
O Educador deverá dizer quantas rodadas. 3-5-8. para cada um.
Quando terminar os cálculos, O ganhador será o participante que tiver comprado o valor maior ou menor.
Ex: 3,70+8,90+25,00  - Total: R$ 37,60
O participante deverá colocar na mesa R$ 37,60
Objetivo:
Ensinar as crianças o valor do dinheiro.
E aprendem também a fazer cálculos : 
Ex: 3,70+8,90+25,00 - Armam as continhas fazendo cálculo de adição, subtração até multiplicação.
Eles aprendem o valor das mercadorias que mamãe e papai compram no mercado.

  Dica: Não deixar que  utilizem culadoras.

 


JOGO QUE FIZ NA UDEMY (GRATUITO)E COM AUXÍLIO 
DO PROFESSOR THIAGO PRADO. E PUBLIQUEI  NO SEU SITE.


Jogue Alphabet Animal